PT comemora 33 anos de história com as presenças de Cid Gomes e Roberto Cláudio


Sabrina Lima | jornalista

O seminário do Partido dos Trabalhadores (PT), nesta quinta-feira (28), em comemoração aos seus 33 anos de fundação e 10 anos no governo federal, foi marcado pela presença do governador Cid Gomes, que foi recebido entre aplausos e vaias e do atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que saiu sem falar nada. Já o governador subiu ao palco e falou que apoiou Lula e votou nele, afirmando que pode soprar algumas velas do bolo dos 33 anos de partido por estar ao lado do ex-presidente durante seis anos. 

Luizianne Lins foi recebida com aplausos por todos os presentes no auditório, ela elogiou a história política de Lula e disse que muita gente deveria lavar a boca quando fosse citar o nome do Partido dos Trabalhadores e de Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda criticou quem duvidou da competência e garra da presidenta Dilma Rousseff, que a cada dia mostra o quanto está preparada e é uma grande aliada do povo do campo.

Elmano de Freiras (PT) e Lúcio Alcântara (PR)
também estiverem presentes. foto: Sabrina Lima
A Ministra Tereza Campelo falou sobre os quatro pontos principais que mudaram o Brasil, destacando: 1° - Crescimento com geração de emprego (19,1 milhões de empregos formais); 2° - 72% do aumento real no salário mínimo permanente; 3° - Fortalecimento da cultura familiar agrícola, evolução do Pronaf e o aumento da oferta de crédito agrícola; 4° - Expansão de transferência de renda, através do cadastro único. No final do governo Lula, 13 milhões de famílias foram beneficiadas apenas com o Bolsa família, no total de 45 milhões de pessoas.

Lula disse que assim como o surgimento da CUT, o partido (PT) nasceu da teimosia do povo e de atitudes ousadas, ressaltando que em seu governo, o crescimento do PIB foi de 1% e gerou 1,3 milhão de empregos formais, "dando a oportunidade para o povo entrar e comprar nos shoppings, viajar e ter sua casa e carro próprio". E que o programa “Luz para Todos” atendeu mais de 14 milhões de famílias.